Ajuda de Custo - Solicitação para alunos de graduação

Os pedidos deverão ser individuais e formalizados pelo próprio aluno, não sendo concedido auxílio financeiro coletivo, no caso de co-autoria na elaboração do trabalho. Também não serão deferidas a ajuda de custo de mais de um aluno por trabalho apresentado.

Como proceder:

Antes de iniciar o processo de solicitação:

Sugerimos aos alunos que antes de iniciar o processo de solicitação de ajuda de custo, entre em contato com a Direção do Centro afim de verificar qual o valor disponível para ser solicitado.

Ao iniciar o processo de solicitação:

1. Procurar o Departamento ou Colegiado do curso e solicitar a abertura de um processo. A partir de Janeiro/19 todos os processos da UFES serão em formato digital, para faciliar leve os documentos listados abaixo, já scaneados.
  2. Informar ao Departamento ou Colegiado que o documento deverá ser enviado como "PROCESSO" via http://protocolo.ufes.br com destino ao setor “Centro Tecnológico- CT” para apreciação do Diretor do Centro.
  3. No campo Assunto: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Programas, convênios e projetos de concessão  de benefícios e auxílios aos alunos

Ao Processo deverão ser anexados os seguintes documentos, de preferência nessa ordem:

1)Justificativa do aluno para apreciação do Diretor do Centro explicitando  a relevância da atividade/evento - Clique aqui

2)Justificativa do Coordenador de Curso ou do Professor Responsável/Professor Orientador para apreciação do Diretor de Centro  - Clique aqui

3)Programa do evento

4)Cópia do trabalho  ou Resumo

5)Documento/carta comprobatório da aceitação do trabalho

6)Horário individual comprovando a(s) inscrição na(s) disciplina(s) do período acadêmico letivo

7)Resumo dos gastos da viagem - Clique aqui

No documento de resumo dos gastos de viagem o aluno poderá informar os previstos gastos totais com a viagem.

8)Folha de pagamento - Clique aqui

No documento Folha de pagamento o aluno deverá informar o valor que solicitará como ajuda de custo.

9)Folha de Despacho - Clique aqui

No documento Folha de despacho o aluno deverá informar o valor que solicitará como ajuda de custo.

Lembrando que a Resolução 50/2013 é uma ajuda de custo, e poderá não arcar com custos totais na participação do evento.

Informações Importantes

Quem pode solicitar

De acordo com a resolução 50/2013 do Conselho Universitário, Aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFES poderá solicitar auxílio financeiro para realização de atividades de caráter técnico-científicas, didático-pedagógicas (acadêmicas), esportivas e culturais, desde que relevantes à sua formação acadêmica e exercidas em representação da UFES. O aluno deverá encaminhar, por intermédio do Coordenador de Curso, do Professor-Responsável/Professor-Orientador, solicitação de ajuda financeira.

Autorização

A autorização será feita pelo Diretor de Centro Tecnológico e encaminhada ao Pró-reitor de Administração (PROAD) da UFES para a análise de viabilidade de pagamento. A solicitação deverá ser encaminhada ao CT, no mínimo, com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência à realização da atividade/evento.

A ajuda financeira terá caráter excepcional e poderá ser concedida, total ou parcialmente, ou indeferida.

Poderá ser concedido auxílio-financeiro para custeio de despesas relativas a:

a) Passagem de ônibus, passagem aérea, se for o caso, após constatação/justificativa da necessidade, e transporte alternativo para localidades que não tenham regularidade de transporte convencional, ficando a cargo do discente a escolha  e justificativa do meio de transporte;

b)Transporte da rodoviária ou aeroporto até o local do evento;

c)Taxa de inscrição no evento nacional;

d)Estada/hospedagem;

e)Alimentação (exclusivamente lanches e refeições);

f)Confecção de banner/cartaz, quando não puder ser feito pela gráfica da Universidade.